Dermatologia

Hipocromias

  • FILTRO SOLARES DE AMPLO ESPECTRO MÍNIMO FPS 30
    IND.: principalmente em pacientes de pele clara, ocasiona a diminuição da pigmentação natural e torna o vitiligo menos conspícuo. Também para prevenir queimaduras e áreas despigmentadas.

    MELITANE 5%
    EUROL BT 1%
    LÇ. NUVEM qsp 30
    IND.: hipocromias

    DIHIDROXIACETONA 10%
    LÇ. NUVEM SILICONE qsp 50-100
    IND.: pigmentação artificial em discromias.
    M.U.: aplicar nas lesões 1-2 x/dia e cobrir as áreas circunvizinhas com filtro solar.
    OBS.: em grandes áreas para pigmentar, é mais conveniente a Loção Cremosa. Para pequenas máculas, torna-se mais prático a aplicação em solução hidroalcoólica com auxílio de cotonete observando para não ultrapassar os limites da mesma.
    ASSOCIAÇÕES: com ERITRULOSE 5% (Associação com eritrulose evita coloração amarelada que algumas pessoas desenvolvem com o uso de DHA).

    8-MOP 1%
    PROPILENOGLICOL 50%
    ÁLCOOL ETÍLICO 50ml
    IND.: para induzir a pigmentação em áreas vitiliginosas
    M.U.: aplicar somente nas manchas vitiliginosas, 1x/semana, seguida de exposição solar ou UV-A por não mais de 1 minuto. Logo após, recobrir os locais de aplicação com bloqueador solar.
    PRECAUÇÃO: com as aplicações tópicas, podem aparecer bolhas e a fotossensibilidade persistir por vários dias, daí a importância do uso de bloqueadores solares.

    MAQUIAGEM CORRETIVA
    (COVER MARK: como esse nome é marca, procura-se usar o termo “Maquiagem Corretiva”) Produto cosmético de grande poder de cobertura e aderência.
    M.U.: o paciente vai à farmácia e testa a cor que mais se adapta a seu tipo de pele, assim como o modo de usar.
    DETALHE: o produto, apesar de resistente à água, pode sair aos poucos, e este pouco é bastante perceptível neste caso.

    ESSÊNCIA DE BERGAMOTA 20%
    PROPILENOGLICOL 3%
    LÇ. ALCOÓLICA qsp 10
    IND.: vitiligo.
    M.U.: aplicar nas manchas vitiliginosas e, 15 minutos após, expor à luz solar ou UV-A por 1 minuto. As aplicações devem ser feitas em dias alternados, aumentando o tempo de exposição gradativamente até produzir eritema, quando as aplicações deverão ser espaçadas. Após as exposições, recobrir os locais de aplicação com bloqueador solar.
    PRECAUÇÕES: é sensibilizante, pois a essência de bergamota contém 5-MOP.
    ESSÊNCIA DE BERGAMOTA: promove a pigmentação cutânea temporária. Conc. Usual: 20-50%

    DIHIDROXIACETONA 10%
    ESSÊNCIA DE BERGAMOTA 10%
    ÁLCOOL ETÍLICO 30%
    ÁGUA DESTILADA qsp 100
    IND.: vitiligo. M.U.: idem a fórmula anterior.

    CREME DE HIDROQUINONA
    (ver Hipercromias)
    IND.: um dos métodos para tratar vitiligo é decorar a pele circunjacente para barrar as margens da lesão, tornando-a menos evidente e, neste caso, utilizar fórmulas com hidroquinona para borrar as margens.

  • OXORALEN (8-MOP) 5-10mg
    POSOL.: crianças = não deve exceder 07/mg/kg do peso corporal – adultos = 10-30mg/dia.
    EFEITO: a fotossensibilização atinge o máximo após 2h da ingestão do medicamento, por isto a pele deve ser exposta depois de 2hs. Inicia com 15min e aumenta-se dia a dia 10-15 min até surgir discreto eritema pelas 8h após exposição solar ou UV, que atinge o máximo decorridas 24-36h.

    OXORALEN (8-MOP) 40mg
    IND.: se em 1 h não produziu o eritema na dosagem de 8-MOP acima, aumentar para esta dosagem. As doses podem ser aumentadas até 60mg

    TRISSORALEN 15-20mg
    AÇÃO: parece ter ação mais rápida que 8-MOP. Os cuidados para ambos são os mesmos.

    PREDNISOLONA 15-20mg
    IND.: corticóides sistêmicos não são empregados no vitiligo. Para contrariar as complicações dos psoralenos, alguns autores têm administrado diariamente, durante os dois primeiros meses a prednisolona.

    BETAÍNA, CLORIDRATO 250mg
    POSOL.: 1-2cp., antes das refeições.

    OXORALENO = METOXALENO = 8-MOP
    IND.: vitiligo, psoríase, eczemas crônicos, dermatite actínica crônica, micoses fungóides, urticária solar, pustulose palmo-plantar, erupção polimorfa solar, pitiríase alba, alopecia areata.
    POSOL.: em vitiligo 0,3 mg/kg de peso 2hs antes dos períodos de exposição UVA, 2x semana ou num intervalo mínimo de 48hs. Em psoríase e outras doenças – 0,6mg/kg de peso 2 hs antes da fototerapia.
    NÃO EXCEDER 0,6mg/kg (600mcg/Kg) É muito importante recomendar ao paciente que não deve tomar banho de sol 24hs antes e 48hs após o tratamento com PUVA. Deve usar óculos com proteção lateral e lentes UVA. REAÇÕES ADVERSAS: náuseas, a PUVA pode causar prurido leve a moderado, reações fototóxicas acompanhadas de eritema violáceo e edematoso (as vezes bolhoso), dor e prurido, cefaléia e xerodermia.
    CONTRA-IND.: não deve ser administrado em pacientes com doenças associadas à sensibilidade à luz, como porfiria, embora seja usado com cuidado em alguns pacientes com melanoma ou histórico de melanoma. Não é recomendado o uso de PUVA em crianças, gestantes e lactantes.
    PRECAUÇÔES: usar com cautela em pacientes com insuficiência hepática,é recomendável que os pacientes façam avaliação oftalmológica e da função hepática antes e durante o tratamento. Também devem ser feitos exames periódicos de lesões pré-malignas e malignas.
    TOXICIDADE: 8-MOP é mais fototóxico que trissoralem quando administrado via oral, e o contrário quando via tópica.

    PABA 100mg
    POSOL.: 3-4x/dia, junto com complexo B.
    AÇÃO: foi avaliado em alguns estudos, demonstrando ser de algum valor no tratamento do vitiligo, embora haja polêmica a respeito, face a seus efeitos colaterais (hepatoxicidade, alergênico).

    TINT. SERRALHA 100-200ml
    IND.: vitiligo
    PSOL.:crianças: 1 colher de sobremesa 12/12hs, durante 30 dias. Adultos: 1 colher de sopa de 12/12hs durante 30 dias ou 1 colher de sopa 1x/dia durante 30 dias.